CHAKRA BÁSICO RAIZ RÁDICO MULADHARA
O 1º Chakra – Chakra Básico
Prática dos mantras dos chakras:
Prática básica: sente-se com a coluna ereta, as pernas cruzadas e as mãos pousadas suavemente sobre os joelhos em “JNÂNÂ MUDRÀ”, unindo os dedos indicadores e polegares com a palma para cima se for dia e com as palmas para baixo se for de noite.
Entoe o Mantra-cliqueaqui ou mentalize: Lam, Vam, Ram, Yam, Ham, Om e Sham nessa ordem várias vezes.
Prática intermediária: com a mesma postura acima entoe ou mentalize: Om Lam, Om Vam, Om Ram, Om Yam e Om Sham.
Prática adiantada: Om Lam (8x) - Om Vam (8x) - Om Ram (8x) -Om Yam (8x) - Om Ham (8x)Om (8x) - Sham (8x).
MULADHARA CHAKRA
– É o nome do Chakra Básico (Raiz) em sânscrito, que significa base de apoio ou estrutura da base, fecundação
Em português: Chakra Básico - Rádico.
Imagem - Sua cor é o vermelho, marrom ou negro.
Seu mantra é LAM.
Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Negra.
Localização:
Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, relacionado com as gônadas (glândulas sexuais), governa o sistema reprodutor. Este chakra anima a substância do corpo físico, o poder e o instinto de sobrevivência. É a ligação com a terra concentrando as energias da Kundaliní, que uma vez despertadas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA que contém o código da vida.
O CHAKRA BÁSICO localiza-se na base da coluna vertebral, na altura do cóccix, e rege nossa relação com a terra, os instintos primitivos, a vontade de viver, vitalidade, a relação com o que é material, é onde se localiza a energia da Kundaliní.
Quando bem equilibrado, ele traz a ação, motivação, força de vontade e perseverança para atingir os objetivos.
O BÁSICO é o primeiro dos três chakras físicos, ou seja, aqueles que determinarão nossa relação com a matéria, as pessoas, e em nível físico.
Esse chakra relaciona-se, também, à habilidade de ganhar dinheiro, à energia criativa, aquela que brota, começa a tomar forma, antes de ser concretizada.
É a energia da paixão, do sexo primal, a criação em nível primitivo, a energia da terra.
O chakra Básico é impar, aberto para baixo, em direção ao solo. Sendo a principal e primeira conexão energética do ser humano com o planeta. Relaciona-se com a sobrevivência e com as energias física e sexual. Sua abertura é diretamente proporcional à disposição, à vitalidade e à força física.
Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Gratidão por DESATIVAR BLOQUEIOS de anúncios em seu navegador. Também é possível doar pelo PagSeguro, ou doar através de NFP-"55681867820".Sua visita e o seu compartilhamento também é a maior recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!
As influências conforme o equilíbrio:
Ao meditar, procurar sempre entoar o mantra LAM (pronunciando-o com o “A” aberto: LÁÁÁMMM), colocando e deixando deixando repousar sobre o seu corpo, à 08 (oito) dedos abaixo do umbigo, um destes cristais Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Negra. Mentalizando a emanação de si mesmo de uma luz avermelhada, girando em sentido horário, ativando esse centro e tornando-o propício a estimular o contato com o mundo material.
Localização: Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, relacionado com as gônadas (glândulas sexuais), governa o sistema reprodutor.
Este chakra anima a substância do corpo físico, o poder e o instinto de sobrevivência. É a ligação com a terra concentrando as energias da Kundaliní, que uma vez despertadas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA que contém o código da vida.
Os aspectos compreendidos neste chakra são: Sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira), sexo (procriação), longevidade e prazer.
Ocorrência e fase de vida humana:
Desde a união do espermatozoide com o óvulo, até 7 ou 8 anos.
Funções: Um indivíduo dominado pelo chakra Muladhara geralmente dorme de dez a doze horas por noite, sobre o estômago.
O chakra Muladhara incluí os planos da origem, ilusão, ira, avidez, desilusão, avareza e sensualidade.
Estes aspectos do primeiro chakra são inerentes à existência humana.
O desejo de mais experiência e mais informação age como força motivadora, um ímpeto básico
para o desenvolvimento individual.
O chakra Muladhara é o local da Kundalini enroscada, da Shakti vital, ou força energética.
A serpente Kundalini está enroscada em torno do Lingam Svayambhu.
Kundaliní (em sânscrito: कुंडलिनी, Kundaliní)
Kundaliní é um fenômeno bioelétrico, uma corrente elétrica que tem início no chakra básico na altura do coccix, base da coluna.
O símbolo do caduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da fisiologia da Kundaliní.
kundaliní despertada
a partir do raíz,
atravessa um por um todos os outros 6 chakras acima do muladhara, que são:
- swadisthana,
- manipura,
- anahata,
- vishuddhi,
- ajna
- Sahashara.
Físicamente:
ele rege os ossos, o útero (nas mulheres), a próstata (homens), coluna vertebral, região lombar, membros inferiores e intestino. O que significa que, ao sentir algum sintoma envolvendo esses pontos da anatomia, pode identificar uma disfunção no chakra básico, que se não for ativado corretamente, causa sentimentos de depressão, desmotivação, sonolência, tendências ao suicídio, sexualidade reprimida, dentre outros sintomas.
Estando Hiperativado, este chakra pode ocasionar, por exemplo, hiperatividade, inquietação, insônia ou mesmo algo como um excesso de identificação com o mundo material e sexualidade desenfreada.
Crianças hiperativas e pessoas com insônia têm o chakra Básico superativados.
As doenças que podem estar relacionadas com o desequilíbrio do chakra básico são:
- depressão;
- dores na região lombar;
- problemas na coluna;
- esterilidade;
- problemas uterinos (inclusive desequilíbrios no fluxo menstrual e cólicas);
- problemas como intestino preso ou desinteria.
Se esta a funcionar de uma forma equilibrada e positiva, suas qualidades serão:
- Forte conexão com a Mãe Terra, trazendo energia da terra para o sistema;
- Vontade de viver;
- Vitalidade;
- energia física e sexual;
- Capacidade de gerar vida, potência sexual (sexo para reprodução);
- Capacidade de fixação no plano terrestre através do corpo;
- Coragem para enfrentar a vida;
- Ligação com o mundo material;
- Conexão com os instintos;
- Capacidade de encontrar atividades adequadas;
- Conexão com a realidade;
- Capacidade de produção e concretização de objetivos;
- Praticidade em atividades dinâmicas, com movimentos e habilidade para resolver problemas práticos;
- Estruturação e firmeza;
As influências do equilíbrio:
O desequilíbrio gera no corpo Físico:
Anemias, resfriados, sexualidade reprimida ou excessiva, frigidez, impotência, insuficiência renal, fadiga, dores nas articulações, dores lombares e nas pernas, pressão alta ou baixa, problemas de coluna, osteoporose, falta de energia, prisão de ventre, diarréia, colite, apendicite, etc.
O emocional equilibrado, gera:
Impulso para agir, consciência instintiva básica, força, agressividade controlada, coragem, afeição, criatividade, generosidade, capacidade de sentir prazer, pessoa sensata, segura e estável, habilidade em prover o necessário para vida e capacidade de cuidar de si.
O emocional desequilibrado, gera:
Egocentrismo, agressividade, preocupação, inexatidão, indolência, extravagância, não permite o prazer, pessoa sem vida, desanimada, confusão de interesses, insatisfação, medo, timidez, insegurança, histeria, paixões fortes, aspereza, dificuldade em lidar com finananças, medo de arriscar-se, apego material, tabus sexuais.
A Forma geométrica: quadrado, possuindo grande relação ao conhecimento ligado à terra, às quatro dimensões e às quatro direções.
Para manter o chakra básico equilibrado ou mesmo para reequilibrá-lo, é aconselhável a pratica de atividades como a dança fazendo contato com músicas executadas por instrumentos de percussão;
- caminhar com os pés descalços sobre um solo argiloso ou arenoso;
- firmar o contato com a natureza vegetal, plantas e árvores em geral;
- manter a possibilidade de se projetar, criar e reproduzir, com atitudes pioneiras e empreendedoras, mesmo porque, uma estas são características do chakra básico.
Na meditação, procurar sempre entoar o mantra LAM (pronunciando-o com o “A” aberto: LÁÁÁMMM), colocando e deixando deixando repousar sobre o seu corpo, à 08(oito) dedos abaixo do umbigo, um destes cristais Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Negra. Mentalizando a emanação de si mesmo de uma luz avermelhada, girando em sentido horário, ativando esse centro e tornando-o propício a estimular o contato com o mundo material.
Os aspectos compreendidos neste chakra são: Sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira), sexo (procriação), longevidade e prazer.
O chakra Muladhara é o local da Kundalini enroscada, da Shakti vital, ou força energética.
IMGIF – CHAKRAS EM MOVIMENTO |
A serpente Kundalini está enroscada em torno do Lingam Svayambhu.
Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Gratidão por DESATIVAR BLOQUEIOS de anúncios em seu navegador. Também é possível doar pelo PagSeguro, ou doar através de NFP-"55681867820".Sua visita e o seu compartilhamento também é a maior recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!
Kundaliní (em sânscrito: कुंडलिनी, Kundaliní) é fenômeno bioelétrico, uma corrente elétrica que tem início no chakra básico na altura do coccix, base da coluna.
O símbolo do caduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da fisiologia da Kundalini.
A kundalini desperta atravessa um a um todos os seis chakras acima. São eles: swadisthana, manipura, anahata, vishuddhi, ajna e Sahasrara.
É no chakra básico onde nasce e reside a energia kundalini que se movimenta em espiral, pelas nadis, que são rios internos, conhecidos por Ida e Píngala, que distribuem por todo o corpo a energia e o impulso de vida.
É também o centro erótico do Ser.
- Nadi Ida:
canal esquerdo transportador das correntes lunares, natureza feminina visual e emocional, produção de vida, energia materna, respiração esquerda que proporciona estabilidade para a vida. A narina esquerda é aberta durante o dia, equilibra a energia solar criando um equilíbrio para si, tornando-nos mais relaxados e mais alertas mentalmente.
- Nadi Píngala:
canal direito transporta correntes solares, natureza masculina, depósito de energia destrutiva, também purificador, a narina do lado direito é de natureza elétrica masculina, verbal e racional. Torna o corpo físico mais dinâmico, (eficiente e ativo durante horas noturnas, aumentando a saúde). Quando um casal tem um orgasmo sexual, sem repressão e com consciência; em algumas vezes, elevam a kundalini, nutrindo todos os chakras através de Sushumna, Ida e Píngala.
Cores Básicas: Vermelho (variando para roxo ou vinho).
Bija-mantra: "LAM".
Este chacra é o Responsável pela absorção de energia da terra (energia telúrica, geoenergia, kundalini).
Não é aconselhado por alguns autores o desenvolvimento desse chakra.
A Ilusão, cólera, avareza, desejo, sensualidade, territorialidade, instinto de sobrevivência desequilibrado, possessividade, temor e preocupação excessiva com o próprio corpo são algum dos desequilíbrios ligados a esse chakra.
fin-
fin-
Nenhum comentário:
Postar um comentário