segunda-feira, 11 de agosto de 2014

DO PECADO - PERSPECTIVA CATÓLICA










DO PECADO - PERSPECTIVA CATÓĹICA
Segundo Santo Agostinho, o pecado é "«uma palavra, um

ato ou um desejo contrários à Lei eterna»", causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor.
O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE ESPIRITUAL.


Esta Lei eterna, ou Lei de Deus, é expressa na lei natural, nos Dez Mandamentos, nos mandamentos de amor, entre outros. Logo, o pecado é um ato mal e "abuso da liberdade", ferindo assim a natureza humana. "Cristo, na sua morte na cruz, revela plenamente a gravidade do pecado e vence-o com a sua misericórdia".
Há uma grande variedade de pecados, distinguindo-lhes "segundo o seu objeto, ou segundo as virtudes ou os mandamentos a que se opõem. Podem ser diretamente contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos. 
Podemos ainda distinguir entre pecados por pensamentos, por palavras, por ações e por omissões".
A repetição de pecados gera vícios, que "são hábitos perversos que obscurecem a consciência e inclinam ao mal
Os vícios podem estar ligados aos chamados sete pecados capitais: soberbaavarezainvejairaluxúriagula e preguiça".
 A Igreja ensina também que temos responsabilidade "nos pecados cometidos por outros, quando culpavelmente neles cooperamos".
A doutrina católica distingue o pecado em 3 categorias:
  • pecado original, que é transmitido a todos os homens, sem culpa própria, devido à sua unidade de origem, que é Adão e Eva
  • Eles desobedeceram à Palavra de Deus no início do mundo, originando esse pecado, que, felizmente, pode ser atualmente perdoado pelo sacramento do Batismo
  • Este pecado faz com que "a natureza humana [...] fica [...] submetida à ignorância, ao sofrimento, ao poder da morte, e inclinada ao pecado" .
  • pecado mortal, que é cometido "quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do Inferno, se dele não nos arrependermos" sinceramente.
  • pecado venial, "que difere essencialmente do pecado mortal, comete-se quando se trata de matéria leve, ou mesmo grave, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. Não quebra a aliança com Deus, mas enfraquece a caridade; manifesta um afeto desordenado pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e na prática do bem moral; merece penas purificatórias temporais", nomeadamente no Purgatório  










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